quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

A sorte no prato

Avó é aquela coisa: preocupação, carinho, preocupação... A minha avó (z"l) era bem isso! E tinha uma frase dela que ficou marcada e que, sempre que eu como, me volta à memória. Ela dizia que deixar comida no prato é abandonar a sorte. Quando a gente comia na casa dela, a "nona" sentava ao lado e cuidava de ver o prato limpinho, vazio. Se deixássemos nem que fossem alguns grãos do arroz com curry delicioso dela, a vovó mandava acabar tudo!

Tinha outra coisa bem dela: durante alguns meses morei na casa da minha tia, com meu primo (estudávamos juntos no Colégio Bandeirantes) e com minha avó. Antes de ir deitar, sempre a ouvia perguntar se eu tinha tomado leite quente - para não ficar resfriado! E de fato acabava sempre tomando um copo branquinho e quentinho! Depois, antes de ir pra cama, passava pelo quarto dela e dizia "boa noite" no francês materno dela.

Saudade da nona, com o sotaque forte e engraçado dela.

Nona, bonne nuit!

Na foto, ela e eu (com uns 9 anos) em um dia das mães em Embu das Artes, cidade pertinho de Sampa e destino-padrão da família nos dias das mães!

Um comentário:

BEL disse...

Não tem uma vez que eu não me emocione com o que você escreve. Obrigada!