quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Senhores formandos judeus

Quando eu finalmente me formei na universidade, em 2004, pude participar do que se chama "formatura judaica", uma comemoração na CIP, onde eu cresci, de todos os formandos universitários judeus do ano. É uma cerimônia apenas para reconhecer os novos calouros judeus jogados no mercado de trabalho a cada ano - e não são poucos, em diferentes áreas.

Como eu não participei da minha formatura da faculdade (não teria sentido, porque nem conhecia o pessoal daquele oitavo semestre, já que só algumas matérias fazíamos juntos; e não teria tempo, porque vim para Israel quatro dias depois de apresentar o meu trabalho de conclusão, que me deu uma nota 9,5 e o título de jornalista profissional) a opção da "formatura judaica" foi a única!

Além da cerimônia na sinagoga da CIP, em que todos os formandos do ano são chamados à Torá de acordo com a área de formação, rola uma festa na Hebraica. Todo ano, a mesma coisa!

No centro da foto, diante da Torá, eu, de costas, na cerimônia religiosa da formatura.

Um comentário:

Loba Vermelha disse...

Que legal! Eu vou fazer um programa sobre o judaísmo na Amazônia agora em maio. Meu convidado é o Sr. Jaime Benchimol. Inclusive, ele me deu alguns livros do Prof. Samuel, os quais devorei e, confesso, amei! Beijoca procê